maqueta logo glovo letras brancas.png

FORMAS DE APRESENTAÇAO DE VERÓNICA VICENTE

Projecto coreográfico performativo em que os limites do corpo são explorados através do movimento de duas bailarinas introduzidas, total ou parcialmente, dentro de duas peças de roupa. O local de trabalho é o espaço reduzido destas peças de vestuário; o limite corporal em frente do tecido que o envolve, em frente dos cânones ou estereótipos que o aprisionam. As roupas seleccionadas (normais e não feitas para a ocasião), com estampas ou formas geométricas, distanciam a ideia do sujeito, convertendo-a imediatamente em matéria mais característica de um objecto digno de ser olhado e admirado.

O corpo, o seu volume, em movimento ou em forma estática, é mostrado como uma espécie de massa amorfa, totalmente despersonalizada, uma vez que o rosto está sempre escondido. Há um total de 3 acções coreografadas para falar sobre a estetização do corpo hoje em dia, a preocupação excessiva com a aparência e a aparência; são acções que visam aguçar a crítica do corpo que é pensada para os outros. Por detrás do apelo visual e estético à primeira vista, existe uma mensagem muito mais profunda e crua que só será revelada numa segunda leitura quando percebermos esta outra realidade de corpos contorcidos e oprimidos, aprisionados pelas suas próprias roupas.

A composição musical orienta e motiva os movimentos que surgem de uma pulsação do corpo dada ao som, alternando pausa com gesto, a abordagem estética da escultura ou da dança.

Projecto criado durante uma Residência REGA na Cidade da Cultura, em colaboração com o Festival RESIS. Colectivo Glovo, formado por Esther Latorre e Hugo Pereira, participou na interpretação performativa, e Macarena Montesinos participou no som com improvisação de violoncelo e Hugo Gómez-Chao no espaço sonoro.

v